As associações de veteranos se espalham por todos o país, mantidas por homens e mulheres que nutrem carinho pela força e buscam relembrar seus momentos de serviço ativo. Contudo, a maioria destes grupos possuem características semelhantes, menos uma: a 1ª Banda de Veteranos do Exército (1ª BVEB).
A 1ª BVEB foi criada em 2019, pelo maestro Rodrigo Jansen e pelo engenheiro de produção Carlos Dias, ex-militares do Exército. Motivados pela experiencia de hierarquia e disciplina aprendidas no Exército Brasileiro e impulsionados por sentimentos patrióticos, a banda é formada exclusivamente por 70 músicos profissionais, todos ex-integrantes das fileiras do Exército e que atuam também em outras orquestras sinfônicas e filarmônicas.
Seguindo as valorosas tradições militares, a 1ª BVEB também possui um patrono: o 2º Ten Manoel Jorge de Souza, veterano da FEB e que serviu na Itália pelo 1º RI nas batalhas de Monte Castello e Fornovo di Taro durante a Segunda Guerra Mundial. O veterano é avô do maestro Rodrigo Jansen, um dos fundadores da banda.
Ao ouvirmos as primeiras notas da banda, percebemos que embora voluntária, a banda possui um elevado nível profissional. São bombardinos, clarinetas, flautas-transversas, flautins, liras, sax-auto, sax-tenor, trompas, trombones, trompetes e percussão a serviço de atividades cívico militares, formaturas e apresentações onde atuam na missão de aproximar a população dos valores e tradições militares. A cada nova apresentação a 1ª Banda de Veteranos do Exército ganha mais espaço e marca presença frequentes nas atividades do Exército Brasileiro.