No dia 19 de setembro, celebrou-se o 45 º aniversário do primeiro vôo de helicóptero de combate Mil Mi-24 da Russian Helicopters, empresa Oboronpron, do grupo de propriedade da empresa estatal russa Rostec.
O evento contou com a presença do CEO da Russian Helicopters Alexander Mikheev, que lembrou que o Mi-24 é um dos mais populares helicópteros russos desde que entrou em serviço. Os eventos incluíram uma conferência com a participação de alunos da fábrica de helicópteros Mil em Moscou.
O processo de desenvolvimento começou em 1968 na fábrica de helicópteros Mil em Moscou sob a tutela de Mikhail Mil e foi idealizado em tempo recorde graças em parte ao uso de peças e componentes de outros helicópteros como o Mil Mi-8 ou o Mi- 14.
Isto permitiu que a 19 de setembro de 1969 o primeiro Mi-24 pudesse fazer o seu primeiro teste de vôo aos comandos do piloto German Alferov. O helicóptero entrou em serviço em 1976, sendo fabricado na planta de Rostvertol em Rostov-on-don, e na planta Progress Arsenyev, no leste da Rússia.
Ao todo, mais de 3.500 Mi-24 foram produzidos, entrando em serviço com mais de 40 países, estabeleceram oito recordes mundiais para velocidade e carga, e em 1978 Gurgen Karapetyan registrou a mais alta velocidade já atingida por um helicóptero (368,4km/h), marcando um grande record.
O desenho de helicóptero perdurou até agora, materializado numa nova série polivalente denominada MI-35, que começou a ser fabricada em 2005, a qual entrou em serviço, além da Rússia, em países da América Latina como Venezuela ou Brasil, permitindo assim que este impressionante helicóptero continue permanecendo como um ícone da engenharia e construção Russa.