A Associação Nacional dos Veteranos da FEB (ANVFEB) esteve presente na homenagem aos onze expedicionários da cidade de Piraúba (MG) que integraram o 11º RI e a Marinha de Guerra, com a inauguração de um monumento neste último sábado dia 12 de outubro, na praça principal da cidade de dez mil habitantes, situada no sul de Minas Gerais. A solenidade marcada pela emoção e pela efetiva presença do público, que teve a oportunidade de assistir em telões as mensagens dos veteranos Carlos Bessa pela FEB e Melquisedeque de Carvalho pela Marinha, além de uma saudação dos nossos associados Sra. Vandira Pinheiro (ANVFEB/RJ), Sra. Fatima Inhan (ANVFEB/JF) e do Coronel Herbert Seixas Duarte, conselheiro da ANVFEB-RJ.
Na ocasião, a ANVFEB homenageou todas as famílias dos expedicionários piraubanos, que receberam uma réplica da flâmula que distinguia os lares de onde saíram os soldados da FEB. A ANVFEB também homenageou a Câmara Municipal de Piraúba com a Medalha do Mérito Febiano, e entregou placas de agradecimento a Vereadora Alba Arrighi Pires, que conduziu o projeto, e ao Prefeito de Piraúba Sr. Adriano Gravina. O monumento foi patrocinado pelo Sr. Francisco Demolinari Arrighi, filho de veterano da FEB, que foi presentado homenageado pela ANVFEB com um capacete original da FEB.
Em ação que visa a preservação da história da Força Expedicionária Brasileira junto as novas gerações, a Associação Nacional dos Veteranos da FEB distribuiu livros para as bibliotecas das escolas da cidade de Piraúba. O projeto de criação do Monumento aos Expedicionários Piraubanos foi idealizado pelo CC Sergio Franco Clume, que conduziu as tratativas com patrocinadores e autoridades por mais de dois anos, e contou com a importante colaboração do Sr. Alexandre Gil, responsável pela montagem das exposições e preservação do acervo da Casa da FEB.