Como parte dos Eventos alusivos ao 98º Aniversário da Aviação Naval, a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), através dos militares do Museu da Aviação Naval e os componentes da Carpintaria da Base, em conjunto com o Museu Aeroespacial do Campo dos Afonsos, restaurou a aeronave De Havilland DH-82 “Tiger Moth” que faz parte de seu acervo desde 1998, com a substituição de parte da estrutura da aeronave, seguida da entelagem, pintura e adesivagem.
Durante a Cerimônia Militar a aeronave permaneceu em exposição estática no Hangar do Esquadrão HA-1, retornando ao Museu da Aviação Naval após o término dos eventos comemorativos.
Projetado no início dos anos 20, o “Tiger Moth” tornou-se um dos melhores e mais famosos aviões leves do mundo, graças a sua eficiência e fantástica manobrabilidade acrobática, transformando-o no treinador primário para pilotos de inúmeros países na década de 30 e 40.
Na MB foram utilizados como Aviões de Instrução entre 1933 e 1941. Ao todo a MB adquiriu 17 aeronaves, sendo 05 unidades DH-82 e 12 unidades DH-82A.
FONTE : Comando da Força Aeronaval