News

Em celebração do dia do Soldado em Brasília, empresários gaúchos são agraciados com a Medalha Exército Brasileiro

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Sunday, 24 de November de 2024
Home » História » Ordem do Dia – Dia da Proclamação da Rpública

Ordem do Dia – Dia da Proclamação da Rpública

Diversos
Por

proclamacao-da-republica

O episódio da Proclamação da República não é um fato isolado no contexto de nossa História. Ela veio no tempo adequado, decorrente da vivência de uma sociedade cuja fusão de raças se consolidou numa única e expressiva Nação, alicerçada na paz, robustecida pela ordem e geradora do progresso.

Desde o Descobrimento e Período Colonial, ultrapassamos Tordesilhas, expandimos o território e expulsamos invasores estrangeiros, nascendo em Guararapes, Pernambuco, com a desperta Alma Brasileira, o nosso Exército e a nossa nacionalidade.

O tempo continuou sua marcha. Em 1822, D. Pedro, diante de sua Guarda, às margens do Riacho Ypiranga, desembainha, ergue a Espada e faz ecoar o grito “Independência ou Morte!”. A História continuava sendo escrita.

Lutamos pela preservação de nossa Independência no Primeiro e no Segundo Império, sempre com a altiva e fundamental presença do disciplinado e corajoso soldado; digno, fraterno e respeitoso representante da sociedade brasileira, em todos os quadrantes do território.

Deodoro_da_Fonseca_(gravura)

Destaquemos aqui a figura do nosso Patrono, consagrado herói nacional, Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, que dedicou toda a vida, a unificar e pacificar a Pátria. Estava o terreno devidamente preparado para a Proclamação da República, feita pelo Marechal Deodoro da Fonseca em 15 de Novembro de 1889.

Novos horizontes continuam a ser abertos e iluminados pelo Cruzeiro do Sul – uma bênção Divina para nosso amado País.O Brasil prossegue, a cada presente que vivencia, escrevendo sua gloriosa História como República Federativa independente, livre e democrática.

Brasília, DF, 15 de novembro de 2014.
General de Exército Enzo Martins Peri – Comandante do Exército

Fonte | Fotos: ccomsex