A frota de submarinos nucleares britânicos podem sofrer uma grande revés, alertam especialistas depois que foi revelado que 44 incêndios ocorreram a bordo de submarinos da frota britânica em um espaço curto tempo de apenas quatro anos.
Em média ocorreu um incêndio a cada cinco semanas desde 2009, em uma frota de 14 submarinos, conforme foi relatado pelo jornal ‘The Daily Express’. A preocupação cresceu após autoridades militares confirmarem que um dos incidentes mais graves aconteceu em um submarino capaz de transportar mísseis nucleares que estava atracado em sua base.
As autoridades militares no entanto, não especificaram se haviam mísseis nucleares a bordo do navio. “Qualquer um destes incêndios poderia ter causado uma catástrofe”, disse uma fonte do Ministério da Defesa, que também alertou para o perigo de vazamento e contaminação nuclear se o reator tivesse sido afetado.
Esta mesma fonte citou que a vida útil de alguns dos submarinos da classe Trafalgar construído na década de 80, como o HMS TRIUMPH está perto do fim, e que o risco de um incêndio a bordo é maior do que em submarinos mais modernos.
FONTE : elsnorkel.com