A empresa Northrop Grumman Corporation (NGC) anunciou a assinatura de um contrato para a produção de mais 25 aeronaves E-2D Advanced Hawkeye de alerta antecipado, no valor de 3.600 milhões.
Esta aeronave é um sistema único, pois ao mesmo tempo que é uma aeronave de alerta antecipado ela também é uma aeronave de controle (AEW & C) embarcada, cuja missão é fornecer cobertura de radar ao aviões de combate dos grupos de porta-aviões e manter a rede de comunicação entre as unidades dos grupos de combate dos porta-aviões ativas ao operar em mar aberto ou em áreas costeiras.
Embora a aeronave seja baseado em um projeto conhecido, o E-2 D Advanced Hawkeye recebeu um novo radar AN/APY-9 da empresa Lockheed Martin, com um maior alcance e podendo gerenciar uma maior número de alvos.
Ele também recebeu novos aviônicos e um cockpit digital, além dos novos motores Rolls-Royce A T-56 , de um sistema Friend or Foe (IFF) da BAE Systems, e um radar de varredura eletrônica da L-3 Communications.
O programa E-2 D Advanced Hawkeye começou em 2003, sendo que em 2007, foi quando ocorreu o primeiro vôo. Em 2011 iniciou os testes operacionais e já foram entregues até o momento, 13 aeronaves. A Marinha dos EUA espera que o E-2D obtenha a sua Capacidade operacional inicial (Initial Operational Capability ou IOC) ainda este ano.
Com este novo contrato, o número de aeronaves encomendadas até agora sobe para 50 unidades, mas de acordo com fontes da indústria pode subir para 75 aeronaves.
Este acordo é um reflexo da importância que a administração dos EUA está dando os grupos de batalha de porta-aviões, principalmente, pela orientação da política externa e de defesa para a área da Ásia-Pacífico, onde os países até então “adormecidos”, como a China, o Japão a Coreia do Norte continua a crescer.