Um Caça Eurofighter Typhoon da Força Aérea espanhola caiu hoje às 14:00 (hora local) nas proximidades da cidade de Morón de la Frontera, região de Sevilla.
O caça estava realizando um exercício de alerta aéreo à partir da base aérea de Morón de la Frontera, e de acordo com testemunhas no solo, o avião teria caído momentos após a decolagem e o piloto (único à bordo) parece não ter conseguido se ejetar a tempo da aeronave.
A Força Aérea confirmou somente que a aeronave teria colidido com algo ao final da cabeceira da pista, mas até agora não há confirmação com o que a aeronave se chocou, do estado de saúde e se o piloto conseguiu de fato se ejetar.
Após o acidente mobilizou elementos das forças de segurança do Estado e do serviço de emergência da base, o grupo 061 AENA (Aeroportos Espanhóis e Navegação Aérea).
Este é o terceiro acidente relacionado por este tipo de avião de combate na Espanha, em 2002 houve um outro acidente sendo que desta vez ambos os pilotos conseguiram ejetar-se, mas o avião caiu na cidade de Toledo, Belvis de la Jara.
Em 2010, um piloto saudita que treinava ao lado de um instrutor espanhol, morreu quando o caça biplace em que ele voava caiu nos arredores de Morón de la Frontera, embora o piloto espanhol tenha conseguido se ejetar.
O avião de combate Eurofihgter Typhoon, desginado pela Força Aérea como C 16 é baseado na Ala 11 da Base de Moron de la Frontera e na Ala 14 na base de Albacete.
O fato é que os únicos acidentes graves com esta aeronave de combate, tenham ocorrido somente na Espanha, pois logo após do acidente em 2010, as forças aéreas da Alemanha e do Reino Unido mantiveram suas aeronaves no chão até que fosse finalizada as investigações e houvesse a realização de um laudo sobre os métodos a serem utilizados em vôos de treinamento.