A empresa Airbus Helicopters fez a apresentação do seu primeiro UH-72A Lakota, o qual será entregue ao US Army (Exército Americano) em Fort Rucker, onde este novo helicóptero começará a substituição dos 180 Bell Helicopter TH-67 Creek responsáveis pelo treinamento primário dos futuros pilotos do US Army.
O UH-72A, que deixaram a fábrica da Airbus Helicopters na região de Columbus, no estado do Mississippi (EUA), irão se unir a outros sete UH-72 que já se encontram operacionais em Fort Rucker e que farão a transição dos instrutores de TH-67 para os UH-72. Os outros 80 exemplares serão divididos para as unidades aéreas do US Army em Fort Rucker. Para que isso ocorra, estes helicópteros serão adaptados para missões de treinamento com a remoção de certos equipamentos.
Durante o ano passado, o US Army declarou que pretende adquirir 106 unidades do UH-72 para serem usados em treinamento. Adquiridos em 2006, até o momento esta variante só vinha sendo empregado em missões de transporte utilitário, evacuação aeromédica, patrulha, vigilância e segurança de fronteiras.
No contrato inicial fora acertado a compra de 345 exemplares, sendo que mais de 300 já foram entregues, por outro lado a Airbus Defense and Space ganhou o contrato de suporte logístico avaliado em US$ 23,9 milhões para o UH-72A Lakota.
FONTE : Airbus Helicopters