A empresa italiana Alenia Aermacchi confirmou que foi completada a primeira fase de testes para integração do míssil de longo alcance Storm Shadow ao caça Eurofighter Typhoon. O Storm Shadow trata-se de um míssil de longo, com uma capacidade de alta precisão e de perfil de vôo stand-off da MBDA, que já está em serviço na frota de caças Tornado da Força Aérea Britânica (RAF).
A sua missão principal é a de neutralizar objetivos de alto valor, como bunkers ou centros de comandos, tendo sido empregado com sucesso em operações no Iraque a na Líbia.
O míssil tem características furtivas, como a sua baixa assinatura de radar para permitir a penetração em defesas aéreas em camadas, enquanto seu longo alcance proporciona o lançamento além das defesas superfície-ar adversárias (stand-off), aumentando a capacidade de sobrevivência da aeronave lançadora.
A primeira fase dos trabalhos para integrar o míssil começou em dezembro do ano passado na aeronave de desenvolvimento IPA2. Os testes cobriram diversos aspectos da integração aero-mecânica do míssil, e novas provas de vôo estão planejadas conforme o programa avança para a integração total.
Os próximos passos serão os lançamentos inertes, seguidos por testes de dados ambientais. Em seguida, vôos testarão a plena integração dos aviônicos, incluindo lançamentos dedicados do míssil.
O Typhoon deverá carregar dois mísseis Storm Shadow, mantendo a capacidade de também carregar oito mísseis ar-ar, permitindo que o caça possa lutar em seu caminho para entrar e sair da área de combate, quando em missões de penetração profunda.
Finalizando os testes, o Storm Shadow poderá ser incluído dentro da lista de armamentos disponíveis para o caça Typhoon alcançando novos desempenho nos seus perfis de ataque contra alvos terrestres.
Durante a última feira aeronáutica Farnborough, NETMA, a agência que gerencia os programas de aeronaves de combate Tornado e Eurofighter, tornou público um pedido para integrar o míssil Storm Shadow no Typhoon.
O denominado “contrato 4, contempla a participação dos três parceiros industriais do programa Eurofighter (Alenia Aermacchi, Boeing Defesa e Espaço e BAE Systems) além do fabricante de mísseis MBDA”.