A Boeing entregou a quarta aeronave de patrulha marítima P-8I Neptune a Marinha Indiana dentro do cronograma estabelecido, e assim cumprindo a primeira metade de um contrato que prevê a entrega de oito aeronaves.
A aeronave partiu da Boeing Field em Seattle e chegou no dia 21 de maio na estação aeronaval de Rajali, onde se juntou as outras três aeronaves P-8I que estão passando atualmente por uma avaliação operacional.
“Este é um marco importante, onde atingimos a metade do caminho para as entregas dos P-8I para a Índia”, disse Dennis Swanson, vice-presidente BDS na Índia. “O sucesso do programa é realmente uma prova do grande trabalho entre a Boeing e a Marinha da Índia”, concluiu
O P-8 é baseado na plataforma do Boeing 737 Next-Generation avião comercial da empresa, já a verão P-8I Neptuno é uma variante para a Marinha Indiana do P-8A Poseidon que a Boeing desenvolveu para a Marinha os EUA.
“A Marinha indiana está dando os primeiros passos com estes três P-8 para por-los operacionais, e o P-8I entregue hoje vai começar os seus testes de vôo nos próximos meses “, disse Leland Wight, gerente do programa da Boeing para o projeto P-8I .
O P-8I incorpora não só os recursos de design único para a Marinha Indiana, mas também os subsistemas indianos que foram desenvolvidos, para ser adaptados às necessidades de patrulha marítima feita por este país.
A fim de projetar e construir o P-8I e o P-8A de uma forma mais eficiente, as equipes lideradas pela Boeing estão usando um processo de produção, em que a linha de montagem se baseia no sistema do 737 Next-Generation de produção da empresa.
O P -8I apresenta uma arquitetura aberta de sistemas, tecnologias de sensores e de visualização avançadas, com uma base mundial de fornecedores, peças e equipamentos de apoio.
As aeronaves P-8I são construídos por um conglomerado de empresas onde a Boeing é a pricipal construtora e, que inclui a CFM International, a Northrop Grumman, a Raytheon, a Spirit AeroSystems, a BAE Systems e a GE Aviation
FONTE : navyrecognition.com