A Coreia do Norte disparou mísseis no mar na noite deste domingo (1º) (segunda-feira no horário local) e prometeu realizar “ataques impiedosos” contra os EUA e Coreia do Sul. A agência de notícias sul-coreana Yonhap informou que a Coreia do Norte disparou dois mísseis de curto alcance no Mar do Leste antes do início dos exercícios militares por Seul e Washington que enfureceu Pyongyang.
“A situação na península coreana novamente avança à beira de uma guerra”, disse a agência oficial de notícias KCNA, citando um porta-voz do Exército do Povo Coreano (KPA). A Coreia do Norte recorre regularmente à retórica hostil quando há exercícios militares conjuntos de EUA e Coreia do Sul, que sempre despertam um aumento súbito das tensões na península dividida.
O principal elemento dos treinamentos é Foal Eagle, um exercício de oito semanas envolvendo treinamento aéreo, naval e em terra, com cerca de 200 mil coreanos e 3.700 soldados norte-americanos. Seul e Washington insistem que os exercícios são de natureza defensiva, mas eles são condenados por Pyongyang como ensaios provocativos para uma invasão.
O porta-voz do KPA classifica as ações como “exercícios de guerra nuclear perigosas para invadir a RPDC (Coreia do Norte)” e “histeria de guerra imperdoável de forças hostis desonestas”.