Coréia do Sul e os Estados Unidos vão realizar esta semana manobras navais em território sul-coreano apesar das repetidas reivindicações do regime de Kim Jong-un para que fossem canceladas, informaram nesta segunda-feira (data local) oficiais da Marinha da Coreia do Sul. Os dois exércitos aliados “devem realizar o exercício durante dois dias a partir da terça-feira no Mar do Leste (Mar do Japão)”, explicou um porta-voz das Forças Navais à agência “Yonhap”.
O exercício envolve a participação de dois destróieres dos Estados Unidos, incluindo o USS Mustin DDG-89 de 9.200 toneladas que chegou à cidade portuária de Donghae (nordeste do país) na véspera. Também o Gwanggaeto, um destróier sul-coreano de 3.200 toneladas, assim como um submarino e um avião de patrulha P-3C das Forças Navais da Coreia do Sul.
“O objetivo dos exercícios é aperfeiçoar nossa capacidade conjunta para detectar possíveis infiltrações de inimigos em nossas águas territoriais e destruí-los. Faz parte dos exercícios regulares anuais entre os dois países”, disse um porta-voz. O anúncio das manobras foi feita em um momento no qual a Coreia do Norte pediu diretamente aos EUA o cancelamento dos exercícios e insinuou que pararia momentaneamente seus testes nucleares se Washington cede a suas exigências.
FONTE : Terra