Foi divulgado um comunicado, pelo comando da Sexta Frota da Marinha de Guerra dos EUA, que o cruzador norte-americano USS Vella Gulf (CG 72) , da classe Triconderoga, está seguindo para o mar Negro. Segundo o comunicado, a entrada do cruzador nas águas do mar Negro está prevista para o dia 6 de agosto e tem como objetivo “garantir a segurança e a estabilidade na região”.
A missão do cruzador USS Vella Gulf consiste em melhorar a cooperação operacional, implementando os objetivos comuns, bem como para demonstrar o compromisso dos Estados Unidos com a consolidação da segurança coletiva dos Aliados e parceiros da OTAN na referida região, especifica o comunicado.
De acordo com a Convenção de Montreux, os navios de guerra que não pertencem à região do mar Negro não podem permanecer neste mais de 21 dias. Além disso, o deslocamento total destes navios de guerra não deve exceder as 30 mil toneladas. Este ano, a fragata norte-americana USS Taylor tinha violado a Convenção, excedendo em 11 dias a sua estadia no mar Negro .
O USS Vella Gulf (CG 72)está armado com mísseis de cruzeiro Tomahawk, o sistema antissubmarino ASROC, bem como mísseis antiaéreos Standard-2 e Standard-3 (no total cerca de 122 mísseis). A bordo do navio seguem dois helicópteros multifunções a embarcação tem 172 m de comprimento, com 16 m de largura, o deslocamento total do navio é de 9.800 toneladas. A velocidade máxima do Vella Gulf supera os 30 nós.