Os EUA estão implantando drones Global Hawk em uma base aérea no Japão afim de realizarem uma vigilância de 24 horas sobre a Coréia do Norte.
O Global Hawk é capaz de voar por 30 horas ininterruptas, a uma altitude de cerca de 20 km. Os EUA, começaram no sábado a movimentar os drones de Guam para uma base aérea em Misawa.
Eles vão realizar operações de vigilância sobre a Coreia do Norte a partir de junho até outubro, conforme um porta-voz militar americanos relatou que, as operações à partir da base de Guam, que fica a de 3.800 km de distância da Pyongyang, são limitadas devido a tempestades freqüentes na região.
Os Global Hawks irão ser controlado remotamente a partir de os EUA, tendo como objetivo principal monitorar as bases de mísseis norte-coreanos e os locais de testes nucleares, fornecendo imagens a inteligência da República da Coreia do Sul.
Outra finalidade da implantação dos drones no Japão, é para reforçar as operações de reconhecimento sobre as ilhas Senkaku e Diaoyu, que são disputadas pela China.
O jornal The Yomiuri Shimbun disse que Washington e Tóquio vão reforçar o monitoramento das atividades navais chinesas no Mar da China Oriental, e o Japão espera comprar os drones Global Hawks em 2015 para poder operá-los em conjunto com os americanos.
FONTE : defenseaerospace.com