O 169th Fighter Wing da ANG (Air National Guard) baseado no estado da Carolina do Sul está na Colômbia para o Exercício “Flash 2014”. Os pilotos dos F-16 estão programados para participarem da operação aérea combinada, que é a primeira oportunidade de treinamento aéreo conjunto e importante com o apoio do Programa de Parceria da Carolina do Sul, ou SPP (State Partnership Program), com a Colômbia.
O objetivo principal do exercício, de codinome“Flash 2014” fornecido pela Força Aérea Colombiana, é preparar as duas forças aéreas para trabalharem juntas no futuro, fortalecendo as relações entre os militares em todos os níveis de comando.
“Estamos mantendo nossos diferentes níveis de formação, troca de experiências com os outros para melhorar as nossas capacidades internacionais com outros países, fornecendo experiência adicional para nossos pilotos de Kfir, aumentando nossa capacidade de interoperabilidade”, disse o general da Força Aérea Colombiana Guillermo Leon Leon.
O exercício vai permitir que os pilotos dos EUA e colombianos compartilhem táticas, técnicas e procedimentos em muitos assuntos, incluindo operações defensivas aéreas, coordenação de operações e programação e as melhores práticas de manutenção.
O compromisso baseia-se numa forte tradição da Força Aérea Colombiana, participando com sucesso em outros exercícios com a Força Aérea dos EUA e de outros países aliados.
FONTE: USAF