A Base Aérea de Cáslav, na República Tcheca entre os dias 11 e 24 de maio, será o palco para o exercício Lion Effort 2015, que reúne os operadores do caça Gripen. O exercício é realizado a cada três anos, reunindo cerca de 30 aviões e de 300 militares.
Além dos Gripen´s Tchecos, também irão estar presentes os da Suécia e da Hungria, além de representantes da Real Força Aérea Tailandesa e Sul-Africana. Esta edição conta também com a participação de caças F-16 da Polônia e Eurofighters da Alemanha, operando a partir de suas próprias bases aéreas, conforme informado pela próprio comando do exercício.
O exercício conta também com a participação de um avião Saab 340 Erieye AEW e um avião reabastecedor KC-130, ambos da Força Aérea Sueca, bem como quatro aviões L-159 da República Checa, assim como aviões de transporte CASA, helicópteros de ataque Mi-24 e de transporte Mi-171.
A fase inicial do exercício consiste em voos de familiarização da região, enquanto que o “grosso” do exercício irá ocorrer à partir do dia 20 de maio e se estendendo até o final do dia 23, aonde ocorrerão voos dos mais variados tipos de missões de combate aéreo, bem como a posterior e necessária avaliação dessas operações.
As missões serão executadas e voadas tanto por uma única nação, como por formações multi-nacionais em COMAO, por forma a agilizar e padronizar o exercício em seu procedimentos para as tripulações, de forma que se assemelhe do que acontece com os exercícios em que por exemplo os F-16 da EPAF são os protagonistas.
Segundo relato do ultimo Lion Enfort (2012) os Generais Albert Sáfár da Força Aérea Húngara e Tsoku Khumalos da África do Sul, avaliaram assim : “o exercício tem se mostrado um sucesso e permitiu muitas e proveitosas experiências aos utilizadores do avião. Podemos ver pela cara dos nossos pilotos o quanto estão satisfeitos com estas operações conjuntas entre os países utilizadores do Gripen!” finalizaram.
O Gripen vem se revelando um caça bastante “maleável”, dado tratar-se de uma aeronave com boas características e capaz de realizar diversos tipos de missões, e que as cumpre com todos os requisitos de que diversas nações adotam em suas defesas, bem como no âmbito das alianças de que fazem parte. Exercícios como o “Lion Effort” são, portanto, muito importantes para os países envolvidos, na medida em que a troca de “know-how” lhes é muito útil na rentabilidade do uso deste tipo de aeronave.