As tropas do governo sírio eliminaram mais de 30 militantes do grupo extremista Estado Islâmico na cidade de Deir ez-Zor, no nordeste do país, segundo informou a agência de notícias SANA nesta sexta-feira (9).
O exército sírio tem realizado operações militares em diversos distritos de Deir ez-Zor, bem como nos subúrbios da cidade, impedindo que os rebeldes capturem novos territórios. Os combates mais recentes ocorreram em seis aldeias vizinhas, de acordo com o jornal árabe Alahednews. Dois barcos do Estado Islâmico foram destruídos no rio Eufrates, não muito longe da cidade.
Enquanto isso, a cerca de 30 quilômetros da cidade síria de Aleppo, militantes do grupo terrorista sunita Jabhat al-Nusra vêm assaltando há cinco dias as cidades de Noble e Al-Zahra, majoritariamente habitadas por muçulmanos xiitas. A Força Aérea síria está apoiando o exército na operação contra os jihadistas.
O mais recente ataque maciço dos jihadistas às duas cidades foi realizado em novembro de 2014. Centenas de combatentes da Jabhat al-Nusra sitiaram a região por uma semana, e o ataque só falhou devido à atuação das milícias curdas.