O tenente-general Viktor Bondarev, comandante em chefe da Força Aérea Russa, declarou que na Rússia continua o processo de modernização de seus aviões Su-25SM3.
O avião ultramoderno de ataque ao solo Su-25SM3, será uma versão modernizada do avião Su-25, está sendo instalado o sistema de navegação por satélite Glonass (GPS), que permite programar em um mapa a área final de ataque com uma precisão de até dez metros de desvio do alvo.
Portanto, o piloto pode atuar em um regime autônomo, sem o apoio de equipamentos de rastreamento no de solo ou de outras aeronaves de vigilância, mesmo em condições de visibilidade zero.
Graças à esta profunda modernização, a eficiência dos armamentos ofensivos do Su-25SM3 em um ataque ao solo aumentara, em cerca de três vezes.
O primeiro grupo de aviões Su-25SM2 chegou à base aérea da circunscrição militar Sul em fevereiro de 2013. “As forças armadas já começaram a receber estes aviões. Vamos continuar a modernização dos SU-25SM3.
No mundo inteiro não existe avião que porte tantos armamentos”, afirmou o general ao responder à pergunta de jornalistas.