Um caça Gripen da Força Aérea Húngara derrapou na pista e foi parar em um campo ao final da mesma nesta tarde em Caslav, Republica Tcheca. Os pilotos se ejetaram e passam bem. Em nota, foi revelado que a aeronave apresentou problemas no freio, já foi instaurada uma investigação para se apurar a causa do acidente.
“Neste momento o que se pode dizer é que, a aeronave deslizou para fora da pista. A aeronave ficou incontrolável e com a ameaça de um grave acidente, eles deixaram o avião. Ambos, no entanto, estão em ordem e nada dramático aconteceu no resultado “, disse o porta-voz do Ministério da Defesa iDNES.cz Petr Medek.
O porta-voz do aeroporto Tomas Maruscak revelou a televisão Tcheca que a aeronave perdeu sua capacidade de frenagem. “No momento, não é possível dizer quem é o culpado, se ocorreu erro do piloto ou uma falha técnica”, disse ele. Perguntado quanto tempo o aeroporto de Caslav iria permanecer fechado, ele respondeu que não poderia prever.
O avião deslizou para fora da pista por volta das 13:40 (hora local). “Acidentes com aeronaves militares são examinada pela Comissão do Departamento de Aviação Militar, subordinada a Seção de Supervisão e Controle do Ministério da Defesa”, disse a assessora de comunicação Magdalena Dvorakova do Departamento de Estado-Maior.
Em Caslav está acontecendo o exercício internacional Lion Effort 2015, que reúne os operadores de caças Gripen no mundo, fora a Força Aérea Tcheca participam também as forças aéreas da Hungria, Suécia e África do Sul. A Real Força Aérea Tailandesa está participando, apenas como observadores sem fazer uso de suas aeronaves.