A Rússia está estudando a melhor maneira de aproveitar os helicópteros Ka-52K que iriam operar nos porta-helicópteros da classe Mistral negociados com a França, segundo informou nesta terça-feira (12) o vice-gerente geral da Russian Helicopters, Shibitov Andrei. A França construiu para a Marinha russa dois navios, mas vem atrasando a sua entrega alegando as sanções impostas pelo Ocidente a Moscou. A Rússia continua esperando a conclusão do negócio ou a devolução do dinheiro.
Shibitov afirmou em entrevista coletiva que este tipo de helicóptero não precisa ser usado exclusivamente em porta-helicópteros. Já o vice-ministro da Indústria e Comércio russo, Andrei Boguinski, disse que o modelo Ka-52K sempre terá uma aplicação tática na Russia. “Na Russia, nós temos uma longa fronteira marítima e será sempre haverá lugar para implantar essas aeronaves”, sugeriu.
O Ka-52K foi desenvolvido para serem utilizados à bordo dos porta-helicópteros “Vladivostok” e ” Sebastopol” da classe Mistral que a Russia comprou da França mas não recebeu. A aeronave realiza missões em qualquer condição meteorológica, e é equipada com radares ultramodernos com alcance de 200 km e pode disparar mísseis antinavio Kh-31 e Kh-35.
FONTE : Sputniknews