As duas primeiras aeronaves de treinamento avançado M-346 da Alenia Aermacchi já foram entregues à Força Aérea Israelense (IAF).
O evento de entrega ocorreu no dia 9 de julho, na base da IAF em Hatzerim, onde eles chegam para substituirem os já veteranos TA-4s que são usados até mesmo para tarefas de treinamento avançado dos pilotos israelenses.
Em julho de 2012 os governos de Israel e da Itália assinaram um acordo para a aquisição de 30 aeronaves M-346 de treinamento avançado, fabricado pela Alenia Aermacchi uma subsidiária da Finmeccanica, pela Força Aérea israelense.
Como parte do acordo, a Força Aérea Italiana adquiriu aeronaves de alerta antecipado Gulfstream G550 CAEW da empresa Israel Aerospace Industries (IAI).
Este acordo também incluiu o treinamento em simuladores, tarefa que será executada pela empresa israelense TOR Advanced Flight Training, uma empresa criada pela IAI e a Elbit Systems, e que estará a cargo dos treinamentos dos pilotos em Israel.
O outro parceiro do contrato é a empresa americana, Honeywell que participa do programa, fornecendo os motores.
Os aviões são fabricados nas instalações da empresa Alenia em VENEGONO na Itália, onde outros 6 aviões estão prestes a ser concluídos a sua montagem, enquanto outros cinco se encontram em várias fases de fabricação.
O contrato estipula que as 30 aeronave devem ser entregues até o final de 2016.
O M-346 é uma aeronave de treinamento avançado que usa dois motores turbofan Honeywell F124 e controles de vôo do tipo fly-by-fogo, projetado para servir como treinador de pilotos de caça para as aeronaves de última geração.
Até agora o M-346 já foi adquirido pela Itália, por Cingapura e Israel com uma carteira de pedidos até à data de 56 unidades.
Em Israel, os treinadores foram batizados como “Lavi” e servirão como treinador avançado, evitando usar os F-16 como a última etapa do treinamento.