A Índia pretende adquirir na Rússia três aviões A-50 de reconhecimento e detecção por radar. A respectiva informação foi transmitida sexta-feira por uma fonte da Comissão Militar-Industrial junto do governo da Federação da Rússia.
Em 2003 a Índia já tinha feito pedido para três aviões deste tipo e o contrato foi cumprido em 2010. A fonte afirmou que se trata do fornecimento dos aviões “da mesma configuração” que no contrato de 2003.
A fonte acrescentou, além disso, que depois da conclusão do fornecimento dos aviões A-50 foi assinado o contrato russo-indiano para a sua manutenção que “se realiza com êxito com a participação de especialistas russos”.
O avião A-50 foi criado na base do avião militar de transporte Il-76MD e incorporado nas forças armadas em 1989. Esta aeronave é utilizada para detectar e acompanhar alvos aéreos e navios da superfície, a fim de notificar os postos de comando dos sistemas automatizados, assim como para exercer o comando de aviões no processo de detecção do alvo.