O governo iraquiano solicitou a venda de equipamento militar dos Estados Unidos no valor de USD 981 milhões, a Agência de Segurança Defesa e Cooperação (DSCA) anunciou no dia 13 de maio.
Sob três pedidos separados, no valor de USD 790 milhões, USD 101 milhões, e USD 90 milhões respectivamente, o Iraque solicitou a venda de 24 Beechcraft AT-6 Texan II, aeronaves de ataque leve, a 200 Humvee blindados e 14 sistemas de torre aeróstato (incluindo sete Aeróstatos ). Todos os pedidos estão sendo feitos para melhorar as capacidades do Iraque contra o terrorismo e proteger a infra-estrutura.
A proposta de venda de 24 AT-6C , turboélice de ataque leve, inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR), também abrange motores de reposição, equipamentos de navegação, AN/AAR-47 sistema de detecção de lançamento de mísseis e contra-medidas AN/ALE-47, sistemas de distribuição, bem como peças, treinamento, suporte do fabricante e outros serviços auxiliares.
A segunda proposta de venda de 200 M1151A1 Up-blindados de alta mobilidade Multi-Purpose Vehicles (HMMWVs) também engloba a montagen de metralhadoras M2 de 12,7 mm (calibre .50), rádios comerciais, equipamentos de comunicação, reparação e peças de reposição e outros itens de apoio.
A terceira e última proposta de venda compreende sete Aeróstatos (17 metros) e 14 de rápida utilização inicial Aerostat (RAID). Sistemas, Torre, instalação, peças de reposição e reparação, equipamentos de apoio, publicações e dados técnicos, bem como pesquisas no local.
Os pedidos devem ser previamente aprovados pelo Congresso antes dos contratos poderem ser finalizados. Não foram divulgados prazos.