O governo japonês esta em um processo de conversação interna, para lançar o projeto UH-X para a fabricação de um novo helicóptero militar, que valeria algo em torno de U$S 2 milhões.
O plano deverá incluir a fabricação de 150 aeronaves para uso militar nos próximos dez anos, as quais seriam para o serviço das Forças de Autodefesa japonesas.
O objetivo é substituir a atual frota de helicópteros Hueys, e além disso, o governo japonês estaria também olhando para a redução do custo de manutenção de cada aeronave.
Fontes citadas pelo jornal Japan Times explica que o programa UH-X começou cerca de dois meses atrás, na época em que três grandes fabricantes de helicópteros mundiais, começaram a se associar a empresas japonesas candidatas ao programa UH-X, a Bell Helicopter, associando-se com a Fuji Heavy Industries, a Kawasaki Heavy com a Airbus Helicopters e a italiana Agusta Westland com a Mitsui & Co.
O governo lançou um plano de investimento para o seu setor de defesa onde a despesa nos gastos militares sera de 3% nos próximos cinco anos. Tóquio não quer perder terreno na luta pela liderança regional com a China.