News

Em celebração do dia do Soldado em Brasília, empresários gaúchos são agraciados com a Medalha Exército Brasileiro

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Friday, 22 de November de 2024
Home » Internacional » Kalashnikov Ak-12 é arma selecionada para acompanhar o ‘soldado do futuro’

Kalashnikov Ak-12 é arma selecionada para acompanhar o ‘soldado do futuro’

Diversos
Por

O equipamento do Ratnik

Em dezembro de 2014, o equipamento do chamado ‘soldado do futuro’ Rátnik (Guerreiro, em português) passou por todos os testes, mas o suspense sobre a arma escolhida se manteve até esta semana. Em declaração oficial, o vice-ministro da Defesa russo Iúri Borissov anunciou que a preferência dos militares foi para a mais recente versão do fuzil de assalto Kalashnikov AK-12.

ak12

“Já é uma questão decidida: é o fuzil AK-12, produzido pela Fábrica de Mecânica de Ijevski. A sua relação custo-benefício acabou sendo a mais atrativa para nós”, informou Borissov. O fuzil AEK-971 era a outra opção que estava sendo avaliada pelas autoridades de defesa. Fabricado pela Degtiarev, é considerado mais exato e tecnicamente complexo devido à estrutura balanceada que reduz o recuo.

Rátnik.2

No entanto, apesar do esquema clássico de fuzil com o pistão a gás do AK-12, os criadores conseguiram reduzir o recuo e aumentar o agrupamento dos tiros, mantendo o baixo custo de produção da arma. O equipamento do Rátnik é composto por uniforme feito com materiais de última geração, arma de fogo e sistemas de comunicação e navegação.

O que é um ‘soldado do futuro’? 

O termo se refere a um projeto lançado pelos EUA e aliados da Otan no final dos anos 1990. Tem por objetivo aumentar a eficácia dos combatentes aproveitando os avanços tecnológicos do século 21.

Rátnik

 

Fonte | Fotos: gazetarussa