A Sexta Frota da Marinha norte-americana divulgou um vídeo mostrando um avião russo Su-24 sobrevoando o navio DDG 71 USS Ross e a fragata U 130 Hetman Sahaidachny, pertencente à Marinha ucraniana, no Mar Negro. Fontes militares russas disseram anteriormente que a presença da Marinha dos EUA no Mar Negro dava aos pilotos russos a oportunidade de praticar suas habilidades em invadir as defesas aéreas dos navios.
No sábado (30), uma fonte militar russa na Crimeia disse que os jatos Su-24 foram mobilizados para advertir o destróier norte-americano após estações de monitoramento terem relatado comportamentos provocativos por parte do navio. A Marinha dos EUA negou que o USS Ross estivesse agindo de forma agressiva e disse que o navio continuaria em sua missão depois que os jatos russos tivessem retornado para a base.
“As tripulações desses navios estão, sem dúvida, conduzindo exercícios para repelir ataques aéreos de nossos aviões, o que dá aos nossos pilotos a oportunidade de ganhar experiência na realização de manobras e no reconhecimento aéreo, tanto no raio de sistemas antiaéreos quanto fora do seu alcance”, disse uma fonte militar da Rússia à Sputnik em abril.
No vídeo de 18 segundos datado de 1º de junho, um Su-24 voa sobre um grupo de navios, incluindo o USS Ross e o capitânia da Marinha ucraniana Hetman Sahaidachny. De acordo com a Marinha dos EUA, os tripulantes do USS Ross observaram que o caça russo não estava armado com mísseis.
[vsw id=”eT8QXOUPCxs” source=”youtube” width=”560″ height=”380″ autoplay=”no”]
A Marinha norte-americana também divulgou um segundo vídeo de sua interação com jatos russos datado de 30 de junho. A filmagem de 43 segundos mostra o USS Ross com uma aeronave Su-24 sozinha. Vários Su-24 foram enviados para a área em torno do navio, segundo a fonte militar russa. Posteriormente, a Marinha dos EUA emendou seu comunicado inicial para dizer que o caça não levava mísseis a bordo.
[vsw id=”jno04lAG6D4″ source=”youtube” width=”560″ height=”380″ autoplay=”no”]
FONTE : Sputniknews