A Guarda Costeira dos EUA continua querendo modernizar sua frota de Icebreakers (quebra-gelo), à medida que adversários aumentam sua presença no Ártico e melhoram seus próprios navios. Enquanto isso, a pandemia do COVID-19 pode atrapalhar o esforço. Nos últimos meses, a Rússia anunciou que planeja projetar um novo navio quebra-gelo movido a energia nuclear, capaz de fornecer navegação durante todo o ano, e a mídia estatal chinesa informou que os dois navios de pesquisa de Pequim concluíram sua 36ª expedição à Antártica, aumentando a importância de desenvolver as próprias capacidades dos Estados Unidos.
A Estratégia de Defesa Nacional do Pentágono identifica a China e a Rússia como grandes concorrentes. “A Guarda Costeira opera o único quebra-gelo de nosso país combatendo a influência maligna como a presença militar de superfície mais persistente de nosso país nas regiões polares”, disse o comandante almirante Karl Schultz durante seu discurso da Guarda Costeira em Charleston, Carolina do Sul. “Fazemos isso com apenas dois Cutters, um quebra-gelo pesado e um médio. Este é um nível de presença lamentavelmente inaceitável em uma área em que devemos ser uma força líder.”
Para combater essas ameaças, a Guarda Costeira dos EUA precisará investir em uma família de novos quebra-gelos, e embarcou em um programa conhecido como Cutter de Segurança Polar para atender a essas necessidades. No ano passado, a Guarda Costeira lançou uma estratégia intitulada “Guarda Costeira dos Estados Unidos: Visão Estratégica do Ártico”, que destaca o crescente papel dos quebra-gelos no Ártico. As geleiras em derretimento estão abrindo valiosas rotas de navegação e acesso a recursos, estimulando a China e a Rússia a aumentar sua presença. “Os concorrentes da América mostraram vontade de trabalhar dentro de estruturas estabelecidas quando vantajosas para eles, mas estão igualmente dispostos a trabalhar fora dessas estruturas para promover suas ambições ou estragar os interesses de outros”, afirmou o relatório. Schultz disse aos legisladores em março que as capacidades de navios quebra-gelo da China estão superando as dos Estados Unidos.
Alguns anos atrás, Pequim obteve um navio de pesquisa da Ucrânia apelidado de c. Agora, eles têm um quebra-gelo construído internamente chamado Snow Dragon II. “Até 2025, provavelmente a China terá mais capacidade do que o governo dos Estados Unidos”, disse Schultz em depoimento ao subcomitê de segurança interna do Comitê de Apropriações da Câmara. A Guarda Costeira faz parte do DHS, embora seja um serviço armado. A Rússia também continua a expandir sua presença ao longo da Rota do Mar do Norte, observou ele. Moscou está derivando cerca de um quarto de seu produto interno bruto das atividades do Ártico e está aumentando continuamente a quantidade de carga que passa pela rota anualmente, disse ele.
A Guarda Costeira e seus quebra-gelo são a principal capacidade dos Estados Unidos na área, observou ele. “Esse é o único tipo de recursos de alto nível que temos”, afirmou Schultz. Atualmente, a Guarda Costeira tem apenas um quebra-gelo pesado de 399 pés, o USCGC Polar Star, e um quebra-gelo médio de 420 pés, USCGC Healy.
A Polar Star tem cerca de 45 anos. Este ano, o navio completou sua 23ª viagem à Antártica para a Operação Deep Freeze, de acordo com um comunicado da Guarda Costeira. A operação foi uma missão para reabastecer as estações dos EUA na Antártica, como a Estação McMurdo, na ponta da Ilha Ross e apoiou a National Science Foundation. Como parte de seu esforço de modernização, a Guarda Costeira deseja adquirir três novos quebra-gelo pesados e três navios médios.
Em abril de 2019, a VT Halter Marine recebeu um contrato com preço fixo de US $ 745 milhões para o projeto e construção de detalhes da embarcação principal. O contrato inclui opções para uma segunda e terceira embarcação. A solicitação de orçamento para o ano fiscal de 2021 do serviço contém US $ 555 milhões para o programa, que inclui financiamento para um segundo navio. Além disso, a VT Halter continua trabalhando no Cutter de Segurança Polar principal e recebeu US $ 1,7 milhão em abril para o programa, o que ajudará a construção moldando placas com carneiros hidráulicos, de acordo com uma notícia. A empresa planeja começar construção no próximo ano no estaleiro de Pascagoula, Mississippi.
“A obtenção deste novo e moderno equipamento permite à VT Halter Marine continuar a alavancar a tecnologia da informação e modernizar nosso estaleiro à medida que construir o primeiro quebra-gelo pesado da América em 40 anos”, Ron Baczkowski, presidente e CEO da a empresa, disse no comunicado.
A entrega está programada para 2024, Schultz disse em depoimento. A Guarda Costeira está seguindo um cronograma “agressivo” e potencialmente poderia mover a entrega para 2023, ele disse. O contrato de aquisição inclui incentivos financeiros para datas de entrega.
“Estamos tentando fazer isso em seis anos, mas acho que temos uma chance de ser muito bem sucedido aqui”, ele disse. “Como que apostando, colocar o navio em 2024, muito me encoraja de que vamos chegar lá.”
A pandemia de COVID-19 em andamento está afetando inúmeros programas de construção naval nas forças armadas. No final Abril, Secretário Adjunto da Marinha para Pesquisa, Desenvolvimento e Aquisição, James “Hondo” Geurts disse: “Até agora, os programas de construção naval que ainda estão na fase de projeto, como o Cutter de Segurança Polar, estão indo bem.
“Demonstramos em todos os nossos estaleiros a capacidade de manter uma alta porcentagem do trabalho de design dentro do cronograma”, disse ele durante uma teleconferência com repórteres. A Marinha e a Guarda Costeira estabeleceram um escritório de programa conjunto para o Cutter de Segurança Polar. Apesar da pandemia, o programa está caminhando para entregar o navio em junho de 2024, informou a VT Halter Marine em comunicado. A revisão da linha de base do programa está concluída e está em fase de design.
“A VT Halter Marine está dentro do cronograma com o Cutter de Segurança Polar”, disse a empresa. “Investimos na melhoria dos processos operacionais e na infraestrutura do pátio, como as instalações de lançamento. Também trabalhamos para melhorar a automação do processo de produção.” Em março, o Serviço de Pesquisa do Congresso observou que a Guarda Costeira poderia empregar um contrato de compra em bloco enquanto prosseguia com o programa. Isso reduziria os custos de aquisição combinados dos três primeiros navios em cerca de 7%, ou cerca de US $ 150 milhões no total, de acordo com o relatório intitulado “Programa Cutter de Segurança Polar da Guarda Costeira antecedentes e questões para o Congresso”.
O método de compra em bloco tem sido bem-sucedido em programas da Marinha, como submarinos de ataque da classe Virginia, navios de combate costeiros e navios da classe John Lewis, disse o relatório. “Comparado a um contrato com opções, um contrato de compra em bloco reduziria a flexibilidade do governo em relação a se e quando adquirir o segundo e o terceiro navios, e qual o design para construí-los e, em troca, reduzir o custo combinado de aquisição dos navios cobertos por contrato”, disse o relatório. Além disso, o relatório sinalizou um possível problema para o Congresso, que inclui o financiamento do navio através da Marinha. A Marinha forneceu US $ 300 milhões para o programa no ano fiscal de 2020, segundo o relatório. Isso “pode levantar uma questão sobre se esse financiamento seria direcionado à aquisição de navios da Marinha” e poderia adicionar “complexidade no rastreamento e execução de financiamento para a aquisição de navios da Guarda Costeira”, segundo o estudo. O programa também possui riscos técnicos, de cronograma e custos, de acordo com o relatório.
A VT Halter projetou o novo navio baseado no quebra-gelo alemão Polar Stern II, atualmente em projeto e construção. No futuro, a Guarda Costeira deve considerar quanto do projeto e construção do Polar Stern foi importante na decisão da VT Halter de basear seu próprio projeto na embarcação, disse a CRS. “Qual a relação entre o design do PSC e o design do Polar Stern II? Quantas alterações foram feitas no design do Polar Stern II para desenvolver o design do PSC? Quais foram essas mudanças e quais riscos técnicos, de cronograma e custo, se houver, podem surgir a partir deles?” o relatório perguntou. Além disso, o Congresso precisará decidir se aprova ou não o financiamento de compras solicitado para o ano fiscal de 2021, que inclui a reprogramação de fundos do ano fiscal de 2020 de um 12º Cutter de Segurança Nacional para o programa Cutter de Segurança Polar.
“O Congresso pode considerar, entre outras coisas, se a Guarda Costeira precificou com precisão o trabalho que se propõe a fazer no programa PSC no ano fiscal de 2021, e se um 12º NSC deve ser adquirido”, disse o estudo. Também há incerteza sobre quando o Congresso aprovará suas dotações anuais para o próximo ano fiscal, que começa em 1º de outubro. Analistas e outros observadores dizem que é improvável que isso aconteça antes das eleições de novembro.
Enquanto isso, a Guarda Costeira continuará prolongando a vida do Polar Star até a entrega do segundo novo quebra-gelo, disse o vice-comandante almirante Charles Ray em depoimento. O trabalho de extensão de vida deverá custar cerca de US $ 75 milhões a uma taxa de cerca de US $ 15 milhões por ano, de acordo com a CRS. “Os esforços robustos de planejamento para um projeto de extensão da vida útil no Polar Star já estão em andamento e o trabalho inicial para esse projeto começará em 2020, com trabalhos industriais em fases ocorrendo anualmente de 2021 a 2023″, disse Ray ao subcomitê de transporte e transporte marítimo da House Homeland Security segurança em fevereiro.
A Guarda Costeira também está ponderando sobre como podem ser seus quebra-gelo de serviço médio e está começando a estabelecer requisitos para eles, observou Schultz. “Qual a diferença entre um Icebreaker médio e o Cutter de Segurança Polar? Qual pode ser o preço? ele disse. “Falamos sobre mais Cutter de Segurança Polar?” ele acrescenta. “Temos alguns requisitos a serem cumpridos.”