De acordo com relatos provenientes do Iraque, o número de CC M1A1M Abrams (Versão modernizada do CC M1A1 para exportação) fornecido pelo EUA aos militares do Iraque estão reduzindo-se a uma velocidade extrema, depois de dezenas destes blindados foram destruídos e caíram nas mãos dos rebeldes.
No período de 2013 à 2014, os EUA transferiram um total de 146 CC M1A1M (o equivalente à 4 regimentos) para a 9ª Divisão do Exército Iraquiano.
No entanto, depois de irem para a batalha, o Abrams não conseguiu alcançar todo o seu poder de combate em areas urbanas, um grande número de CC foram destruídos pelos mísseis dos rebeldes e foram posteriormente recolhidos como troféus.
Muitas pessoas disseram que o CC M1A1M, o qual foi declarado inúmeras vezes como o blindado mais avançado do mundo, foram facilmente abatidos pela falta de capacidade e inexperiência dos militares Iraquianos para dominarem com destreza o blindado.
No entanto não se pode afirmar que somente a falta de capacidade de operação seja o principal fator para tais perdas, já que as blindagens do CC M1A1M, que quando foram postas em ação, foram facilmentes rompidas pelos misseis anti-tanque e pelas granadas propulsadas (RPG) dos rebeldes.
FONTE : Poderiomilitar-jesus.blogspot