Em um evento realizado nas instalações da Airbus Defense & Space em Manching, no norte de Munique (Alemanha), operadores do caça-bombardeiro, de interdição, guerra eletrônica, reconhecimento e ataque Panavia Tornado se encontraram para celebrar os 40 anos do primeiro voo do protótipo, realizado em 14 de agosto de 1974.
Alemanha, Itália e Arábia Saudita anunciaram que pretendem manter o Tornado em serviço, em todas as suas variantes (IDS, de supressão de defesas aéreas; ADV, de defesa aérea; e ECR, de guerra eletrônica e reconhecimento) até pelo menos 2025, podendo essa previsão ser estendida até 2030.
Atualmente existem em torno de 360 exemplares em serviço ativo e apenas o Reino Unido deverá desativar a sua frota até 2020. O consórcio europeu Panavia declarou que criou novas instalações em Manching para acomodar até 20 exemplares simultaneamente recebendo todas as etapas do processo de reparo e manutenção, além de possuir em andamento outros programas de modernização para a frota existente.
FONTE : ASAS