As três fragatas multi-missões tipo MEKO200PN da Marinha Portuguesa (Classe Vasco da Gama), terão os seus sonares de casco de médio alcance AN/SQS-510 modernizados com o processador Eclipse da General Dynamics Canada.
Os trabalhos associados ao contrato assinado no início de Abril entre a empresa e o Governo do Canada tem previsão de serem concluídos em Março de 2015.
A integração do novo processador no sistema de sonar dos navios F330 NRP “Vasco da Gama”, F331 NRP “Álvares Cabral” e F332 NRP “Corte Real” permitirá um aumento significativo da capacidade pelas fragatas da identificação de submarinos e armas submarinas.
Por via da detecção e caracterização dos ecos e sons transmitidos através da água, o sistema de sonar depois de modernizado poderá determinar com maior eficácia a localização e características de uma potencial ameaça.
As três fragatas foram construídas na Alemanha pelo estaleiro ThyssenKrupp Marine Systems (TKMS) e entregues respetivamente em Janeiro, Maio e Novembro de 1991. Desde então os navios receberam diversos melhoramentos no âmbito de um plano de continuação da modernização de meia vida e por necessidade de atualizar diversos sistemas.
Entre as melhorias introduzidas, destacam-se a modernização do sistema de defesa Raytheon Mk 15 Phalanx Block 1B de 20 mm em modo de superfície, a instalação do sensor electro-ótico Sagem Vigy 10 Mk III, do sistema automático de mensagens militares Most4 Ships da EID, de novos transcetores e recetores de HF da Rohde & Schwarz pela EID, o sistema automático de identificação R4 da Saab, o console de navegação NTD da Kelvin Hugues, um sistema de cartografia digital do tipo WECDIS (Warship Electronic Chart Display and Information System) da OSI Maritime, uma interface da Critical Software que permitiu integrar com maior eficácia a gestão das operações dos sensores e armamento, e o Sistema SINGRAR desenvolvido pela Marinha Portuguesa.