O submarino nuclear multipropósito K-329 Severodvinsk da Classe Yasen (projeto 885), servirá na Frota do Mar do Norte, segundo anunciou o comandante da Marinha de Guerra da Russia, almirante Victor Chirkov.
Nesta terça-feira (17), foi realizada a cerimônia de hasteamento da bandeira nacional russa na embarcação, significando assim que o submarino foi oficialmente incorporada à força naval.
De acordo com Chirkov, este primeiro submarino da classe Yasen se deslocará antes do fim do ano até a base da Frota do Mar do Norte, para patrulhar as fronteiras setentrionais da Rússia.
Os modelos do projeto 885 são polivalentes, porque podem atacar não apenas outros submarinos e navios de superfície, mas também alvos costeiros, com mísseis de cruzeiro do tipo Kalibr e Oniks.
A Marinha russa também está incorporando os novos submarinos estratégicos da classe Borei (Projeto 955), que formarão o núcleo de suas forças navais nucleares. O programa de modernização da Marinha russa prevê a construção de oito submarinos estratégicos até 2020.
FONTE : Diário da Russia