Um incidente em um caça T-50 de quinta geração, que teve um principio de incêndio quando se preparava para aterrissar em uma base aérea nos arredores de Moscou, não irá afetar o cronograma de execução de teste dos aviões, revelou um porta voz da empresa Sukhoi fabricante da aeronave, nesta terça-feira.
Um dos motores do T-50 falhou durante o pouso, e houve um incêndio que atingiu a fuselagem da aeronave sem grande prejuízos. Não foram registradas vítimas e o fogo foi rapidamente apagado.
“O avião será reparado rapidamente, mas o melhor é que ninguém ficou ferido no incidente.
A Empresa Sukhoi criou uma comissão para investigar os motivos do acidente, mesmo com o imprevisto deste acidente o cronograma de execução dos testes programados para o programa T-50 não sofrerá alterações de datas “, disse a empresa em um comunicado.
O Sukhoi T-50 apresenta um perfil Stealth, com compartimentos internos de armas para ataques ar ar e de ataque ar terra, os motores possuem movimento de vetorização para curvas em altas velocidades e uma habilidade conhecida como super cruzeiro, onde voa-se com velocidade supersônica, mas sem o uso dos pós-combustores que consomem muito combustível.
O primeiro vôo foi realizado em janeiro de 2010. Em 2011, o caça foi apresentado ao mundo pela primeira vez no show aéreo MAKS. Em 2013, três aviões foram apresentados na feira e realizaram manobras em grupo.
Os Esquadrões de combate esperam pelas primeiras entregas à partir de 2016 na versão de produção, conhecido como PAK-FA para o futuro avião de caça tático .O PAK-FA irá substituir a envelhecida frota de caças da era soviética do país.