A US Navy testou com sucesso, tecnologias avançadas de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR) instaladas no barco experimental conhecido como M80 Stiletto. O teste ocorreu durante operações na Base Conjunta Expedicionária de Little Creek-Fort Story na Virgínia, durante a navegação da mesma.
A tecnologia combinada foi criada ao juntar-se duas tecnologias comprovadas da Raytheon: o Persistent Surveillance System Cross Domain Solution e o Intersect™ Sentry. O teste bem sucedido foi conduzido dentro do Programa de Demonstração de Tecnologia Marítima Stiletto. O PSS CDS recebe dados críticos de vários sensores e oferece compartilhamento de informação e comandos em mão dupla, através de tanto domínios classificados quanto ostensivos.
O Intersect™ Sentry é uma ferramenta de análise e automação que cria alertas de uma variedade de fluxos de dados de inteligência, de sensores e de reconhecimento de acordo com os parâmetros definidos pelo usuário. Ambos sistemas têm demonstrados sucesso em apoio as operações marítimas conjuntas e em coalizão.
“A Raytheon criou duas capacidades que são facilmente reconfiguradas para emprego em múltiplas missões” disse Bob Dehnert, diretor de Comando, Controle e Consciência da Raytheon Intelligence, Information and Services. “Elas proveem ao combatente compartilhamento automatizado de informação e apoio de análise para missões de vigilância em qualquer domínio”.
Durante a demonstração da Marinha, o Intersect™ Sentry analisou automaticamente fluxos de dados e enviou alertas ao PSS CDS para exibi-los simultaneamente através de redes, criando uma imagem operativa comum para os diversos usuários operando em vários níveis de classificação.
A recente demonstração de capacidades denominada CD 15-2, foi uma de uma série patrocinada pelo Secretário Assistente de Defesa para Pesquisa e Engenharia. O Programa de Demonstração Marítima Stiletto e o barco Stiletto são operados pela Divisão Carderock do Centro de Guerra Naval de Superfície da Marinha Americana.
FONTE : navyrecognition.com