O presidente da Rússia Vladimir Putin, ordenou que a Frota do Mar do Norte da Marinha russa e unidades de paraquedistas fiquem em alerta máximo como parte de exercícios militares relâmpago no Ártico, informou o ministro da Defesa nesta segunda-feira (16), de acordo com a agência de notícias RIA.
O ministro da Defesa Sergei Shoigu que supervisiona pessoalmente a modernização das Forças Armadas, disse que a Rússia enfrenta novas ameaças à sua segurança e que obrigaram o país a aumentar sua força e capacidade militar.
“Novos desafios e ameaças à segurança militar exigem que as Forças Armadas aumentem ainda mais suas capacidades militares. Atenção especial deve ser dada às formações estratégicas no Norte”, disse Shoigu, segundo a agência estatal RIA. As tensões entre a Russia e o Ocidente chegaram ao pior nível desde a Guerra Fria devido à crise na Ucrânia.
Kiev e governos ocidentais acusam a Rússia de enviar armas e soldados para apoiar separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia que enfrentam tropas do governo ucraniano. A Rússia nega.