A Rússia vai acertar totalmente as contas com a França em relação à construção dos porta-helicópteros tipo Mistral somente depois do fornecimento do segundo navio, declarou Anatoli Isaikin, diretor-geral da Rosoboronexport (medianeiro da estatal para exportação e importação de produtos, tecnologias e serviços de uso militar e civil).
“O ajuste final das contas, correspondentes ao contrato assinado, será efetuado em novembro de 2015, depois do fornecimento do segundo navio”, disse ele. Isaikin desmentiu a informação de que a entrega total à Russia de tecnologias da construção dos Mistrals está relacionada à assinatura do contrato para a construção de mais dois navios.
“Foi previsto que todas estas tecnologias podem ser utilizadas para a construção de navios de guerra no território Russo, para a Marinha de Guerra Russa. A sua entrega não está relacionada de maneira alguma à realização dos projetos de construção do terceiro ou quarto porta-helicópteros”.
Isaikin ressaltou que as obras são realizadas em rigorosa conformidade com o cronograma: “A parte francesa esta cumprindo na íntegra os compromissos assumidos no contrato. Deixem de prestar atenção aos boatos”.