O segundo navio porta-helicópteros tipo Mistral, construído em França por encomenda da Rússia, será lançado ao mar em março para testes. Mas se a futura tripulação, composta por marinheiros russos, se deslocar proximamente a Saint-Nazaire, onde fica o estaleiro, os testes terão de ser repetidos, disse nesta terça-feira o representante da indústria de construção naval francesa à agência russa RIA Novosti.
“De acordo com o plano, o navio Sevastopol fará os testes no mar em março com funcionários do estaleiro a bordo. Mas, se for tomada a decisão sobre o Vladivostok (o primeiro Mistral construído nestes estaleiro, que a Rússia ainda não recebeu), e uma equipe da Rússia for a Saint-Nazaire, teremos que repetir o lançamento no mesmo programa, o que implicará custos adicionais para estaleiro”, disse.
O primeiro navio de desembarque Vladivostok deveria ter sido entregue em 14 novembro de 2014, o segundo navio deverá ser entregue até o final de 2015. Mais cedo o presidente francês, François Hollande, disse que decidiu suspender a entrega do primeiro dos navios (Vladivostok) por causa da situação na Ucrânia. Por sua vez, a Rússia declarou que está à espera do navio ou da restituição do dinheiro.
FONTE : Sputniknews