Em uma nota distribuída a imprensa, a Armada Chilena informou que no dia 18 de julho, como parte de um exercício planejado pela instituição, o qual era realizado ao largo da costa da Região de Valparaíso, ocorreu uma colisão entre o submarino “General Carrera” e a fragata “Condell” sem o registro de feridos em ambras as embarcações.
O incidente ocorreu por volta das 05h30 (hora local), e a cerca de 15 milhas da costa chilena. Por razões ainda desconhecidas, os dois navios tiveram um choque seguido por uma atrito entre seus cascos, enquanto suas tripulações executavam os exercícios programados. Após o fato, constatou-se que não havia ninguém ferido e apenas os navios foram danificados.
No entanto, tanto o navio como o submarino retornaram a suas bases após o acidente por conta própria, a fim de reparar seus danos. Embora a situação tenha sido um acidente sem grandes proporções, mesmo assim a Armada Chilena salientou que irá fazer uma investigação completa para determinar quais foram os erros que causaram a colisão.