A Agência de Exportação de Defesa Sueca FXM anunciou no dia 24 de outubro que o país está oferecendo oficialmente o JAS 39 Gripen C/D para a ser analisado na concorrência em que o Governo Croata, pretende abrir. O anúncio feito, se deve pelo fato que o Ministério da Defesa Croata (MoD) fez em junho, um pedido de informações para adquisição de 8 à 12 aeronaves para substituição da sua envelhecida frota de MiG-21bis ‘Fishbed-L’, que estão atualmente em processo de modernização.
De acordo com o Plano de Desenvolvimento de Longo Prazo (LTDP 2.015-2.024) do MoD Croata, a frota de MiG-21 permanecerá em serviço ativo até 2024, como resultado da modernização as quais elas estão sendo submetidas. O plano para a substituição das aeronave estão previstos para começarem à partir de 2019, sendo que governo croata pode também estar considerando a compra de caças Lockheed Martin F-16 Fighting Falcon de segunda mão, de algum outro país para que se possa cumprir a exigência de manter a soberania de seu território, caso a negociação pela compra dos novos caças sofram algum atraso ou revés novamente.
A Saab já tinha oferecido o caça Gripen para a Croácia em 2007, com uma proposta de 12 aeronaves (10 monoplaces e 2 Biplaces) que foi avaliada na época em € 700 milhões No entanto, a aquisição ficou estagnada na época por conta da crise financeira global de 2008, e uma re-priorização nos gastos do governo croata.