Participaram da simulação as Marinhas dos Países da Área Marítima do Atlântico Sul
A Marinha do Brasil (MB) participou do Exercício de Controle Naval do Tráfego Marítimo (CNTM) COAMAS 2022. A simulação teve como proposta a qualificação dos órgãos que compõem o sistema, denominadas de Organizações de Controle Naval do Tráfego Marítimo (ORGACONTRAM).
Participaram do exercício, integrantes do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, países que compõem a Área Marítima do Atlântico Sul (AMAS). No contexto da Marinha do Brasil, são parte das ORGACONTRAM os Comandos do 1º (RJ), 3º (RN), 4º (PA) e 5º (RS) Distritos Navais e seus Centros de Comando Naval de Área, além das Capitanias, Delegacias e Agências, com seus Centros de Coordenação e Controle da Autoridade Marítima.
No âmbito da MB, a supervisão e a participação do exercício estiveram a cargo do Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul (COMPAAz), por meio do Centro de Operações Marítimas (CopMar). O Exercício COAMAS acontece anualmente, dirigido pelo Coordenador da Área Marítima do Atlântico Sul (CAMAS).
No contexto do controle da área marítima, a MB empenha-se na implantação e no aperfeiçoamento do Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz), a fim de monitorar e proteger, continuamente, as áreas marítimas de interesse e as águas interiores, seus recursos, portos, embarcações e infraestruturas, em face de ameaças, emergências, desastres ambientais, contribuindo para a segurança e defesa da Amazônia Azul e para o desenvolvimento nacional.
Atividades que integram o exercício
O cenário fictício desenvolvido para a execução do exercício, realizado entre 17 e 28 de outubro, permitiu o emprego da doutrina e das medidas de CNTM. Uma delas foi a criação de comboios costeiros e oceânicos, formados por grupos de navios navegando de forma organizada, medida defensiva que visa a dissuasão da ação de forças adversas contra o tráfego marítimo de interesse. Também foi simulada a evacuação de portos, a fim de salvar o maior número possível de navios em situações de grande ameaça à segurança dos navios mercantes. Outra situação fictícia refere-se à prevenção da poluição hídrica, consistindo nas providências iniciais tomadas pela MB para atender a incidentes ambientais marítimos de grandes proporções. E, também, foi treinado o reconhecimento e classificação de navios de interesse.
O treinamento faz parte do calendário de exercícios do CAMAS, coordenado atualmente pela Marinha Argentina, com o objetivo de disseminar a doutrina do CNTM e sua aplicação prática. Proporciona, ainda, um estreitamento de laços entre as Marinhas componentes da AMAS, corroborando para o desenvolvimento da Consciência Situacional Marítima, que pode ser definida como a efetiva compreensão das tendências e relações, que se desenvolvem temporalmente no ambiente marítimo, entre diversos atores, que podem impactar a defesa, a segurança, a economia e o entorno estratégico de um país, desde os tempos de paz, nesse importante espaço oceanopolítico.
Para o Assessor do CNTM, Capitão de Mar e Guerra Luiz Carlos Lemos Alves, é importante realizar exercícios como o COAMAS 2022: “Para que toda a estrutura que envolve o monitoramento do tráfego marítimo, não só na Amazônia Azul, mas em todo o Atlântico Sul, possa ser aprimorada, garantindo a boa ordem do mar e nossa soberania sobre as fontes de recursos que podem gerar riquezas e prosperidade para a sociedade brasileira. Treinando e provendo capacidade à Marinha do Brasil de coordenar esforços da Comunidade Marítima a fim de manter e aperfeiçoar os esforços cooperativos a serem tomados em situações de crises. O COAMAS 2022 torna-se importante ferramenta na consolidação do SisGAAz rumo ao cumprimento de sua missão de monitorar e proteger a Amazônia Azul”.