A Capitania Fluvial de Brasília (CFB), em cerimônia no dia 22 de novembro na sua patromoria, batizou a Lancha de Apoio ao Ensino e Patrulha (LAEP) “CT Brezinski”. A solenidade contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas, incluindo militares e familiares do Capitão-Tenente (CT).
Na Ordem do Dia alusiva ao evento, o Comandante do 7º Distrito Naval, Vice-Almirante José Carlos Mathias, registrou a trajetória militar de seu ex-assistente nascido em Brasília, que contraiu óbito durante atividade de serviço. “A Marinha do Brasil vem homenagear o CT Marcos Brezinski pelos relevantes serviços prestados à instituição. Avaliamos que nada melhor para um Oficial do Corpo da Armada, com mais de 750 dias de mar, conceder o seu nome a uma embarcação da Marinha do Brasil, sobretudo quando esta embarcação opera e navega em sua terra natal”.
Ao lado do Almirante Mathias, a mãe do homenageado, Sra. Tereza Brezinski, e o Capitão dos Portos de Brasília, Capitão-de-Fragata Ronaldo Schara Júnior, descerraram a inscrição do casco do barco diante dos convidados. Em seguida, o capelão batizou a lancha, enquanto a banda de música executava a canção Cisne Branco. Ao final da cerimônia, o Comandante Schara acompanhou os familiares do oficial homenageado em um passeio náutico até a Concha Acústica.