Uma cerimônia de recebimento dos Helicópteros S-70B da Marinha do Brasil (MB) foi realizada no dia 27 de julho, na empresa Sikorsky Aircraft Corporation, na cidade Norte-Americana de West Palm Beach. As duas aeronaves (designadas na MB como SH-16) pertencem ao segundo lote das seis adquiridas pela Marinha para repor os antigos SH-3 A/B e, além da capacidade antissubmarino, podem atuar em ações antissuperfície.
O Programa contou com a participação do Foreign Military Sales (FMS), órgão do Departamento de Defesa dos Estados Unidos responsável por intermediar compras de equipamentos militares. Ainda está prevista até 2019 a entrega de um simulador de voo e de missão, que trará uma contribuição significativa ao adestramento, economia e à segurança de voo.
Estiveram presentes à cerimônia o Diretor de Aeronáutica da Marinha, Contra-Almirante Carlos Frederico Carneiro Primo; o Adido Naval nos Estados Unidos da América e Canadá, Contra-Almirante José Roberto Bueno Junior; o Vice-Presidente da Empresa Sikorsky, Bob Kokorda; o Gerente do Programa PMA-299, Capitão-de-Mar-e-Guerra (US Navy) Craig D. Grubb; e o Encarregado do Grupo de Fiscalização e Recebimento, Capitão-de-Mar-e-Guerra Gunther Otto Diehl Junior.
O recebimento destas duas aeronaves, acrescidas às quatro que já estão em operação, ampliará a capacidade de realizar tarefas de detecção, localização, acompanhamento, identificação e ataque a alvos de superfície e submarinos, além de ações de busca e salvamento e reforçará a presença da MB em toda a “Amazônia Azul”.
Nota da Redação : No próximo dia 10 de agosto, um cargueiro C-17 Globemaster III da Força Aérea Norte-Americana virá ao Brasil trazendo à bordo os dois helicópteros destinados à Marinha do Brasil. Os aparelhos serão desembarcado no Aeroporto Internacional de Cabo Frio, onde chegarão desmontadas para um maior aproveitamento do espaço interno da aeronave e logo que todo o tramite alfandegário seja feito pela Receita Federal, elas serão montada no próprio aeroporto de Cabo Frio. Após estarem aptas a voarem, as aeronaves serão abastecidas e seguirão para a Base Aérea de São Pedro da Aldeia, onde serão entregues ao Comandante do Esquadrão HS-1, o Capitão-de-Fragata Marcelo Velloso .