News

Em celebração do dia do Soldado em Brasília, empresários gaúchos são agraciados com a Medalha Exército Brasileiro

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Friday, 22 de November de 2024
Home » Marinha » Comandante de Operações Navais acompanha o exercício “Adestramento Batalhão de Proteção II-2014”

Comandante de Operações Navais acompanha o exercício “Adestramento Batalhão de Proteção II-2014”

Marinha
Por

Autoridades que acompanharam o exercício

No dia 3 de outubro, o Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra Wilson Barbosa Guerra, acompanhou o exercício “Adestramento Batalhão de Proteção II-2014”, conduzido pela Força de Fuzileiros da Esquadra e realizado na área de instrução de Itaoca (ES).

Trata-se do adestramento da tropa que irá ao Haiti dar continuidade à missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), instalada naquele país desde 2004, conhecida como MINUSTAH. Esse exercício militar teve por objetivos principais o preparo e a avaliação dos Fuzileiros Navais e Marinheiros que irão compor o 21º Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais que será enviado àquele país.

Participaram , também do evento, o Vice-Almirante Paulo Cézar de Quadros Kuster, Comandante do 1º Distrito Naval; o Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, Chefe do Estado-Maior do Comando de Operações Navais; o Contra-Almirante Márcio Magno de Farias Franco e Silva, Chefe do Estado-Maior do Comando em Chefe da Esquadra; e o Contra-Almirante Cláudio Henrique Mello de Almeida, Sub-Chefe de Logística do Comando de Operações Navais.

Esse contingente tem como núcleo o 2º Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais, Batalhão Humaitá, baseado no Rio de Janeiro, porém conta com militares selecionados de diversas unidades da Marinha.

O exercício é dividido em duas fases: uma primeira, onde a tropa realiza exercícios específicos isolados de patrulhamento, segurança de posições fortificadas e apoio à condução de ajuda humanitária, dentre outras; e a segunda, denominada “tema tático”, onde são conduzidas diversas simulações dentro de uma situação integrada.

O 21º Contingente de Fuzileiros Navais no Haiti será composto por 234 militares e deverá permanecer no país caribenho por um período aproximado de seis meses.

Fonte | Fotos: ccsm