Sob a coordenação do Comando da 1ª Divisão da Esquadra, foi realizada a Operação Atlântico IV de 9 a 11 de setembro. Durante a ação, mais de 700 militares das Fragatas “Constituição”, “Liberal” e “Greenhalgh” e do Submarino “Tapajó” participaram de exercícios de emprego conjunto dos meios da Marinha do Brasil (MB) e da Força Aérea Brasileira (FAB), com o propósito de incrementar a interoperabilidade entre as Forças nas águas jurisdicionais brasileiras (AJB).
Em sua quarta edição, ressalta-se a retomada das operações antissubmarino no período noturno, que contaram com o emprego dos meios da Esquadra e da aeronave P-3AM da FAB. Outros exercícios também foram realizados, como: Light Line; Transferência de Carga Leve; e Trânsito sob Ameaça Aérea com a participação de aeronaves P-95 e A-1.
A bordo da Fragata “Constituição”, Capitânia da Força Tarefa, o Estado-Maior do Comando da 1ª Divisão de Esquadra executou o planejamento de todas as etapas da Atlântico IV e acompanhou as atividades marinheiras realizadas rotineiramente no navio, dentre elas, exercícios de controle de avarias, problema de batalha, postos de abandono e navegação em baixa visibilidade. A operação marcou o retorno da Fragata “Constituição” às operações em Grupo-Tarefa (GT), em AJB, após 11 meses em Missão de Paz no Líbano.
FONTE: CCSM