News

Em celebração do dia do Soldado em Brasília, empresários gaúchos são agraciados com a Medalha Exército Brasileiro

Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul na maior campanha humanitária já registrada no país

Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul

P-3AM Orion faz primeiro voo com novas asas

ABIMDE coordenou empresas brasileiras na Defence Service Asia 2024

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha da FAB para Canoas

Hospital de Campanha da Marinha inicia atendimentos no RS nesta quinta-feira (9)

Thursday, 21 de November de 2024
Home » Marinha » Comando do 3º Distrito Naval recebe Navio-Patrulha “Macau”

Comando do 3º Distrito Naval recebe Navio-Patrulha “Macau”

Marinha
Por

Navio Patrulha Macau - Foto Arafran Peter-707969

A Diretoria-Geral do Material da Marinha transferiu, no dia 31 de maio, para o setor operativo o Navio-Patrulha (NPa) “Macau”, na Base Naval de Natal. A cerimônia foi presidida pelo Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante-de-Esquadra Arthur Pires Ramos. O evento, que contou com a presença de autoridades civis e militares, consolidou a capacidade operacional do navio.

O navio realizará, prioritariamente, apoio à fiscalização das Águas Jurisdicionais Brasileiras, atividade de patrulha, inspeção naval e salvaguarda da vida humana no mar, contribuindo para a segurança do tráfego marítimo nacional e defesa dos interesses estratégicos do Brasil, atuando, principalmente, na proteção da “Amazônia Azul”.

O NPa “Macau” recebeu esse nome em homenagem à cidade do litoral potiguar, famosa por suas salinas e pela produção de petróleo. A construção do Navio-Patrulha foi iniciada em 2007 e, em 2010, foi entregue à Marinha, sendo o segundo de uma nova classe de Navios-Patrulha em construção, a classe “Macaé”. Em seu projeto foi utilizado o modelo do Navio-Patrulha francês Classe Vigilante 400 CL54, que foi alterado e aperfeiçoado, incorporando desenvolvimentos tecnológicos e melhorias no desempenho do navio.

Fonte | Fotos: ccsm