Uma cerimônia em Memória aos Mortos da Marinha em Guerra foi realizada, na sede do Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN), em Rio Grande (RS), no dia 21 de julho. A solenidade contou com a presença de militares e do Veterano de Guerra da Marinha Mercante, Dorival de Sá Chaves. Na ocasião, foi realizada a leitura da Ordem do Dia do Comandante de Operações Navais.
Em seguida, foi executada, pela Banda do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande, a canção da Divisão Naval em Operações de Guerra, conhecida como a “Canção do Veterano”. Após esta cerimonia, a Capitão-de-Mar-e-Guerra Rozanne Hermann Antunes Gomes, representando o Comandante do 5º DN e o Veterano de Guerra lançaram uma coroa de flores na Lagoa dos Patos, a bordo da Lancha “Anchova” da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul.
Aos 100 anos, Dorival de Sá Chaves se emocionou ao lembrar dos amigos que perdeu durante a Guerra e agradeceu por poder relembrar a data. “Sou muito honrado em ter servido a Marinha”, disse ele. A Marinha do Brasil realiza, anualmente, essa homenagem pelo aniversário do naufrágio da Corveta “Camaquã”, ocorrido em 21 de julho de 1944, durante a 2ª Guerra Mundial.