Na manhã do dia 2 de julho, o Comando do Desenvolvimento Doutrinário do Corpo de Fuzileiros Navais (CDDCFN) realizou uma palestra na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) para Oficiais Alunos do Curso de Comando e Estado-Maior, em atendimento ao Pedido de Cooperação de Instrução (PCI).
Esse evento inaugurou a cooperação doutrinária entre as duas Organizações Militares, assim contribuindo para o desenvolvimento da interoperabilidade entre as forças.
Destacando o emprego da Força Naval Componente em uma Operação Conjunta, o Imediato do CDDCFN, Capitão-de-Mar-e-Guerra (FN) Renato Rangel Ferreira, abordou de maneira ampla, em sua palestra, assuntos como a Doutrina Básica da Marinha, as Operações Anfíbias e a “Amazônia Azul”.
Um segundo momento dessa integração será concretizado em um Exercício no Terreno, em Vila Velha (ES), na próxima semana. Com um tema de defensiva, o exercício da escola contará com a participação de Oficiais do CDDCFN com o intuito de apresentar aos alunos as possibilidades e limitações do emprego de um Conjugado Anfíbio inimigo, possibilitando que eles desenvolvam, em seus planejamentos, as medidas necessárias de contra-desembarque.