O 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2), empregando um helicóptero UH-15, realizou no dia 15 de maio a Evacuação Aeromédica (EVAM) de um tripulante do navio mercante “Swan Arrow”, de bandeira panamenha, que navegava dentro da área de responsabilidade de Busca e Salvamento (SAR) atribuída ao Brasil pela Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (SOLAS).
Atendendo a um pedido de socorro do NM Swan Arrow, o SALVAMAR SUESTE (Com1ºDN) coordenou a EVAM do tripulante com suspeita de embolia pulmonar e de insuficiência cardíaca. Após o acionamento da tripulação de serviço, acrescida de equipe médica e integrantes do G-SAR, o Pégasus N-7106 decolou para o navio que se encontrava a aproximadamente 145 MN da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia.
A aeronave realizou o resgate utilizando o guincho. Após a conclusão do resgate no navio, a aeronave seguiu para o aeroporto Santos Dumont, onde já havia uma ambulância para realizar o transporte do enfermo para um hospital. A execução dessa complexa missão, que envolveu vários setores da Marinha do Brasil, permitindo a remoção com segurança de uma pessoa em perigo no mar, ratifica a capacidade do Brasil, por intermédio das Organizações Militares da Marinha do Brasil, de colaborar com o lema do SAR mundial, “Para que outros possam viver”.
FONTE : Comando da Força Aeronaval