A Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) vem realizando desde 28 de fevereiro, o Exercício “ADEST-EQ-FFE-2015”, no Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia (CADIM). A finalidade é permitir o adestramento e possibilitar a prática das competências operativas básicas do combatente anfíbio. O Exercício enfatizou o tiro real com armamentos individuais e coletivos.
Essa edição foi a primeira a realizar o tiro real com o obuseiro 105mm Light Gun, do Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais, em uma área de adestramento da Marinha. O tiro coroou uma sequência de esforços que incluíram tratativas com a Força Aérea para o incremento, com segurança, da flecha máxima permitida para as trajetórias dos armamentos. Os novos limites ampliam as possibilidades de adestramento na Ilha da Marambaia.
O evento contou com o Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, Vice-Almirante (FN) Washington Gomes da Luz Filho; o Comandante do Centro de Desenvolvimento Doutrinário do Corpo de Fuzileiros Navais, Contra-Almirante (FN) Nélio de Almeida; o Comandante da Divisão Anfíbia, Contra-Almirante (FN) Paulo Martino Zuccaro; o Comandante da Tropa de Reforço, Contra-Almirante (FN) Jorge Armando Nery Soares; e o Assessor Especial do Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra, Contra-Almirante (FN) Jorge Nerie Vellame.