As embarcações chegaram de navio na última quinta-feira (23/01) ao Porto de Chibatão, em Manaus (AM), onde passam pelo desembaraço alfandegário junto à Polícia Federal. Após o trâmite, serão rebocadas por via fluvial até a Estação Naval do Rio Negro, localizada também em Manaus.
Na Estação Naval, as novas lanchas passarão pelas seguintes fases: montagem de acessórios; treinamento de operação e manutenção; e testes finais de recebimento, como as provas de rio, quando se que verificam o desempenho (velocidade), manobrabilidade, estabilidade e equipamentos auxiliares – radar, holofotes de busca, equipamentos de comunicações navegação e de combate. Essas etapas são necessárias para a avaliação do comportamento das embarcações nas condições especificadas em contrato. Os técnicos devem analisar, ainda, a segurança operacional e o funcionamento de todos os sistemas de forma conjunta e integrada.
O corpo técnico da Marinha, juntamente com especialistas do estaleiro colombiano Cotecmar, cumprirá um cronograma de avaliações técnicas para a entrega final. O recebimento e avaliação das lanchas estão a cargo da Diretoria de Engenharia Naval. A previsão é de que elas sejam definitivamente incorporadas à Força Naval no início de março.
As embarcações fazem parte de acordo firmado em 2012 pelos ministros da Defesa do Brasil, Celso Amorim, e da Colômbia, Juan Carlos Pinzón. O documento, assinado em Bogotá, prevê a entrega de quatro unidades: duas para o Exército Brasileiro e duas para a Marinha. No caso da Força Terrestre, as embarcações foram entregues no final do ano de 2013.
O convênio entre Brasil e Colômbia visa ao fortalecimento da cooperação entre os dois países na área de defesa, com ênfase na proteção de um bem natural comum: a Amazônia.
Descrição das Lanchas
As lanchas de patrulha são basicamente iguais às entregues ao Exército, com algumas especificidades adequadas ao emprego nas atividades da Marinha. As alterações são internas e abrangem os equipamentos de comunicação e acessórios. As embarcações são confeccionadas com fibra de vidro, blindadas e possuem quatro estações de tiro.
Largura – 2,9 Mts;
Comprimento – 12,7 Mts;
Deslocamento – 11 Ton;
Calado estático – 0,9 Mts;
Velocidade de cruzeiro – 28 nós
Velocidade máxima – 38 nós;
Tripulação – 06 militares;
Tropa – 10 militares.
Armamento: as LPR possuem 4 estações de tiro, sendo:
– Reparo duplo de metralhadoras .50 na proa;
– Reparo singelo de metralhadoras .50 na popa ou lança-granadas; e
– Duas metralhadoras 7.62 internas na cabine, uma em cada bordo.